Share This Article
Como referimos em artigos anteriores, o dropshipping é considerado um modelo de negócio através do qual o retalhista não tem o stock dos seus produtos, comprando-os ao grossista que se encarrega de os enviar diretamente ao consumidor final. Porque não é boa ideia fazer dropshipping com a China?
No caso da China, tal significaria comprar produtos a fornecedores chineses para os vender noutros países. Pode parecer uma boa ideia se procurarmos apenas produtos com preços competitivos, mas isto comporta riscos que é importante conhecer com antecedência. Aqui apresentamos cinco motivos que o farão mudar de ideias se está a pensar fazer dropshipping com a China.
- Tempo de envio:
Os produtos podem demorar semanas ou meses a chegar aos clientes. Há que ter presente que os tempos de envio são mais longos do que quando os fornecedores se localizam na Europa. Isto pode desencadear queixas por parte dos seus clientes e necessidade de reembolsos devido aos atrasos nos pedidos. Além disso, é possível que seja difícil fazer um seguimento em tempo real do pedido devido à diferença horária.
- Qualidade dos produtos:
Como explicámos num artigo anterior, é importante conhecer bem os fornecedores para conhecer a qualidade dos produtos que oferecem, uma vez que o retalhista está a depositar toda a sua confiança nos mesmos. Devemos investigar cuidadosamente a qualidade dos produtos do fornecedor escolhido se quisermos fazer dropshipping com a China. Alguns fornecedores podem oferecer produtos de baixa qualidade, defeituosos ou, até mesmo, falsificações e é necessário ter isto em consideração para evitar que a reputação do retalhista saia prejudicada.
- Problemas de comunicação:
As diferenças culturais e o idioma podem ser um problema em caso de estar em contacto com fornecedores chineses. Isto pode dar origem a erros no processamento do pedido, atrasos no envio ou outros problemas derivados dos anteriores.
- Concorrência:
Devido à elevada procura pelo dropshipping com fornecedores chineses é provável que os produtos oferecidos se encontrem disponíveis em muito mais sítios, a preços ainda mais baixos, pelo que a venda dos mesmos fica dificultada e gera-se concorrência desleal.
- Custos ocultos:
É possível que os fornecedores não tenham preços transparentes e cobrem custos ocultos adicionais pelo envio, o que faz aumentar significativamente os gastos do retalhista.
Fazer dropshipping com fornecedores chineses pode ser uma opção viável se a única coisa a que dá prioridade é o preço dos produtos, mas, como comprovamos, esta técnica tem desvantagens importantes que há que considerar. Estes inconvenientes e riscos devem estar presentes para proporcionar a melhor qualidade e serviço ao cliente e evitar que a imagem do retalhista saia prejudicada quando se consideram apenas os preços baixos dos produtos.
Na BigBuy apostamos no dropshipping com a Europa. Certificamo-nos de que estamos em contacto com fornecedores que contam com anos de experiência no setor e que sejam de proximidade para acelerar as entregas. Além disso, os produtos contam com certificados europeus e de qualidade e contamos até com primeiras marcas. Isto ajuda a que os clientes avaliem um fornecedor de confiança com o qual possam conversar quando necessário, que lhes forneça ferramentas de integração, que tenha um amplo catálogo e que seja capaz de enviar pedidos num tempo adequado.