Share This Article
O principal motivo que leva as pessoas a pesquisarem na Internet é o interesse. Este é o objetivo estratégico do Pinterest, cujo propósito é despertar o interesse das pessoas através de imagens. Deste modo, esta plataforma social é um catálogo de ideias global. Trata-se de uma das redes sociais menos valorizadas, mas o seu potencial para os negócios é muito elevado.
Contrariamente ao Facebook ou Twitter, que baseiam a sua atividade na conversa, o Pinterest centra-se, como já referimos, nos interesses. Os utilizadores desta rede social não procuram os seus amigos, mas sim partilhar as suas ideias ou encontrar algumas novas. Assim, é o canal ideal para ampliar o alcance das marcas, a difusão de conteúdo e gerar tráfico para o seu e-commerce ou negócio. O conteúdo que pode encontrar no Pinterest está desenhado para inspirar os utilizadores de forma a colocarem um pin (ou seja, guardarem as imagens no seu perfil) como fonte de ideias para os seus projetos. Além disso, os pins podem difundir-se 100 vezes mais do que um tweet e são 1600 vezes mais duradouros que uma publicação no Facebook.
Como otimizar o seu perfil no Pinterest
Tal como explicámos, a importância de ter Pinterest para empresas é muito elevada. Deve otimizar o seu perfil para que os utilizadores o possam encontrar facilmente através do nome do seu negócio. Veja então quais são as principais peças que formam este perfil:
- O título do perfil no Pinterest deve ser o nome do seu negócio eletrónico.
- O nome de utilizador também deve ser o nome da empresa.
- A descrição tem igualmente uma grande importância. É recomendável adicionar umas linhas a descrever a sua empresa e website e com alguma informação corporativa relevante.
- Esta descrição será visível por baixo da foto de perfil, que também deverá ser representativa do seu negócio. O mais lógico é que seja o seu logótipo.
- É imprescindível indicar o URL do website da sua empresa.
Os nomes dos pinboards ou quadros devem ser chamativos para captar a atenção do público-alvo do seu negócio eletrónico. Além disso, devem conter palavras-chave para facilitar que os seus clientes os encontrem através dos motores de busca. Por exemplo: “essenciais para a cozinha”, “acessórios de viagem”, “prendas de São Valentim”… Os títulos devem ser descritivos e representar o conteúdo que o quadro contém. É muito conveniente concentrar cada pinboard num tema ou categoria de produtos.
Também é importante ter em conta que é necessário etiquetar os produtos corretamente. Os pins podem ser etiquetados e categorizados mediante hashtags (por exemplo: #sapatilhasadidas). Tais hashtags são muito importantes, uma vez que funcionam como keywords e critérios de pesquisa para que sejam encontrados por pessoas interessadas nos artigos.
Pinterest para empresas, uma ferramenta relevante para atrair tráfico para o seu e-commerce
Falando de modo geral, o Pinterest é uma rede social maioritariamente feminina, sendo que 80% dos utilizadores são mulheres. Já em Espanha, esta percentagem diminui para um pouco menos de 60%. Portanto, em países como este, em que 4 de cada 10 utilizadores são homens, o Pinterest está-se a tornar numa boa ferramenta para chegar tanto ao público feminino como masculino. O Pinterest está assim a converter-se na rede social com mais vendas para lojas online, ultrapassando o Facebook. Sempre que partilha um pin está, ao mesmo tempo, a partilhar uma imagem e um URL. A parte visual do pin vai atrair a atenção do utilizador, enquanto o URL representa o destino final, que o público-alvo deve visitar. O ideal é que esta página seja o landing do produto da sua loja online, onde o utilizador pode ver todas as características do artigo e finalizar a sua compra. Desta modo estará a favorecer a conversão. Nas imagens seguintes, ao clicar no botão “Visitar” iria visitar a página onde pode comprar o produto.
Por outro lado, a exposição do seu e-commerce no Pinterest e, desse modo, o tráfico da sua loja online pode disparar com ações tão simples como adicionar o botão “Pin it” ou “Guardar” às imagens dos produtos do seu negócio.
Deste modo, está a oferecer aos visitantes do seu website a possibilidade de partilhar os conteúdos que criou nos seus perfis desta rede social, ampliando assim o alcance do seu e-commerce. Quando os utilizadores clicarem na opção “Guardar”, verão a seguinte imagem que indica como partilhar a imagem nos seus perfis.
Otimização SEO no Pinterest
O Pinterest não é apenas uma plataforma social, sendo também um motor de busca. Portanto, otimizar é a chave para conseguir a visibilidade máxima para os seus pins. Otimização de títulos de produtos, descrições, etiquetas e detalhes da imagem. Não se esqueça de garantir que incluiu todos os detalhes sobre os seus artigos, como materiais, cores, marca… e qualquer palavra-chave que imagine ser utilizada pelos seus clientes para procurar e mencionar os seus produtos. Essas palavras-chave devem ser agregadas nos títulos dos artigos, descrições, etiquetas, detalhes da imagem e no nome do arquivo da imagem. Sempre que seja necessário, utilize a descrição do pin para ampliar a informação dos produtos. Tem até 500 caracteres para o fazer. Apesar disso, deve ter em conta que incluir demasiado texto pode ser negativo, assim que se a descrição não adicionar valor ao produto, é melhor que seja mais curta, de apenas 1 ou 2 linhas. Na hora de redigir a descrição, especialmente de artigos pertencentes a um e-commerce, deve colocar-se no lugar dos consumidores e pensar: “Que informação faz aqui falta?” ou “Como vou conseguir despertar o desejo de compra?”.
Pinterest para empresas, uma boa ferramenta para aumentar as vendas
Mais de dois terços de todo o conteúdo do Pinterest é pineado de um só website ou loja online. Deste modo, esta rede social é o sitio ideal para fazer compras (não somos os únicos a dizer isto: 93% dos utilizadores do Pinterest já utilizaram esta rede social para planear compras).
Contrariamente a outras plataformas sociais, como o Instagram, o Pinterest vai mais além da partilha de uma imagem. Os pins funcionam também como chamadas à ação. Graças aos pins detalhados é possível adicionar informação adicional que incita os utilizadores a interagirem com o conteúdo. Os tipos de pins detalhados são:
- Pins de produto: permitem indicar o preço, disponibilidade e a descrição de um produto nos Pins do seu website. Consulte como ativar este tipo de pins no seu website.
- Pins de produto: permitem indicar o preço, disponibilidade e a descrição de um produto nos Pins do seu website. Consulte como ativar este tipo de pins no seu website.
- Pins de artigo: tornam possível que o utilizador converta um quadro numa lista de leitura.
- Pins receita: transformam a descrição do pin numa lista de ingredientes e instruções passo a passo.
- Pins de localização: criam um mapa onde possa marcar os pins com base na localização geográfica.
- Pins de filme: permitem a reprodução de um clip de vídeo sem precisar de sair do Pinterest.
No caso dos e-commerces, os mais indicados são os pins de produtos. Além disso, o Pinterest está destinado a melhorar o rendimento das lojas online, já que com os inovadores Buyable Pins, os utilizadores podem comprar diretamente através da rede social, sem necessidade de ir a outro website. Os Buyable Pins são semelhantes aos pins simples, mas incluem o preço do produto, as suas características, variantes e um botão de “Comprar”. Com isto, os clientes podem realizar a compra a partir da app móvel do Pinterest. Já foi demonstrado que estes Buyable Pins geram duas vezes mais conversões em telemóveis do que os pins normais. Deste modo, o Pinterest está-se a converter numa ferramenta-chave para aumentar o lucro.
Como conhecer o público-alvo da sua empresa com o Pinterest?
As análises estatísticas do Pinterest escondem dados que podem melhorar as conversões do seu website. Há que prestar atenção aos pins com mais likes ou mais partilhas. Desse modo, deve utilizar esta informação para aperfeiçoar a sua estratégia e distribuir melhor o seu tempo com atualizações do Pinterest, dedicando mais esforço aos quadros e temáticas mais populares.