Share This Article
O dropshipping é uma opção que está a ganhar cada vez mais relevância como um modelo de negócio viável para as lojas online. Este modelo de distribuição, que liberta o proprietário do e-commerce das tarefas logísticas, está intimamente ligado à venda online. Assim, antes de começarmos a analisar o que é o dropshipping e como este pode ajudar uma loja online, vamos recuar um pouco.
O dropshipping e o e-commerce
O e-commerce está a crescer rapidamente na Europa há já vários anos. Segundo dados de um estudo lançado por IAB Spain e Elogia, 74% dos utilizadores da Internet na Europa fazem compras online. Ou seja, 3 em cada 4 pessoas! Para trás ficou o tempo em que as pessoas tinham medo de pagar com o seu cartão de crédito pela Internet. Obviamente, este facto não passou despercebido às pessoas que procuram oportunidades de negócio e que começaram a criar lojas online, de modo a satisfazer essa nova necessidade dos seus potenciais clientes. Com maior ou menor sucesso, foram criados milhares de comércios eletrónicos, que se tornaram parte do dia-a-dia dos utilizadores. E ainda que um dos principais benefícios de uma loja online seja a enorme redução dos custos fixos (não é preciso pagar a renda de uma loja, o salário de dependentes, água ou luz), há um problema comum para empresários offline e online: o stock. Se quer vender, precisa de armazenar os seus produtos convenientemente, de modo a poder prepará-los para o seu envio e fazê-los chegar aos seus clientes. Isto pode fazer aumentar as despesas da sua loja online e reduzir as suas vantagens em comparação com um comércio físico. Mas não se preocupe: é aqui que entra o dropshipping. Nas palavras de Salvador Esteve, Co-Founder da BigBuy, o dropshipping é “um modelo de negócio que torna possível abrir um e-commerce com milhares de referências sem necessidade de armazenar qualquer tipo de stock. E quando tiver superado esse “stopper” que é a gestão do stock, todo o resto acontece muito mais depressa. No caso da BigBuy, nós encarregamo-nos de tudo o que está relacionado com o armazenamento, preparação do pedido com o seu packaging correspondente e o envio ao cliente”.
Mas não vamos ficar por aqui, vamos analisar o dropshipping mais a fundo.
Dropshipping: o que é e como funciona
O dropshipping consiste no seguinte: o cliente final compra um produto numa loja online e o distribuidor recebe o pedido. Depois disto, é o próprio fornecedor dropshipping que envia o produto ao consumidor.
Para que não lhe reste qualquer dúvida sobre o que é o dropshipping e como funciona, vamos dar-lhe o exemplo de um caso prático:
- O Jorge quer comprar um perfume na Internet e recebê-lo em casa. Ele procura no Google “colónia Armani homem”, encontra uma loja online chamada “Perfumaria Amélie” e decide comprar aí. Faz o pagamento e preenche a sua informação de envio.
- A Marta, proprietária da Perfumaria Amélie, recebe o pedido do Jorge. Ela trabalha com a BigBuy e, desse modo, não precisa de fazer o envio. Simplesmente acede ao website da BigBuy e faz um pedido do perfume da marca Giorgi Armani, adquirindo-o a um preço reduzido de grossista.
- Quando a BigBuy recebe o pedido, faz o empacotamento. Quando este estiver pronto, será enviado diretamente ao Jorge.
- O Jorge recebe o seu perfume a tempo, sem saber que a BigBuy foi responsável pelo envio. Deixa assim uma avaliação positiva à Perfumaria Amélie e recomenda a loja à sua namorada e família, para que estes façam os seus pedidos de perfumes.
- A Marta tem assim um novo cliente satisfeito e obtém como lucro a diferença entre o preço de grossista da BigBuy e o PVP sob o qual vendeu o perfume ao Jorge.
E pronto! A Marta pode dedicar-se a atrair tráfico e a otimizar a sua loja para que esta venda o máximo possível. Não precisa de se preocupar com o armazenamento de produtos, nem com a sua preparação ou envio. Esta é uma boa maneira de explicar o que é o dropshipping e como funciona de forma geral.
As vantagens do dropshipping
Agora que já explicámos o que é o dropshipping, vamos explicar brevemente as principais vantagens de trabalhar em dropshipping.
- Obviamente, não precisa de fazer a gestão do stock, tal como já ficou claro nos parágrafos anteriores! Isto supõe, como não poderia deixar de ser, uma importante poupança económica (o que reduz o risco de prejuízo, caso não consiga impulsionar o negócio). Ao não gerir o stock, não terá de investir no seu armazenamento ou manutenção. “Esta é a principal atração do dropshipping”, afirma Salvador Esteve. “Permite-lhe dedicar-se a vender e a gerar lucros sem a preocupação com os aspetos logísticos”.
- Pôr o seu negócio em funcionamento é mais fácil e rápido que nunca: o seu único esforço será criar a loja online. Se contratar alguém para cumprir esta tarefa, poderá ter o seu e-commerce pronto ainda mais cedo do que espera. O seu fornecedor grossista encarrega-se de tudo o resto. “O seu fornecedor vai converter-se no seu operador logístico global, com tudo o que isso implica”, afirma Esteve. “Deve gerir toda a mercadoria em stock, registar o pedido, fazer o picking, preparar o envio e coordenar-se com as empresas de entrega respetivas para cada zona”. “Na BigBuy oferecemos aos nossos distribuidores toda a informação sobre o estado dos seus pedidos no seu painel de controlo. Podem fazer o seguimento de cada um deles com o seu número de tracking e receber suporte pós-venda no caso de existir alguma dúvida sobre a entrega”.
- Não ter de se preocupar com o armazenamento e envio deixa-lhe muito tempo disponível para aquilo que realmente importa num e-commerce: vender. Ao delegar o trabalho num grossista dropshipper, poderá dedicar-se a atrair o máximo tráfico possível do seu público-alvo e a potenciar que estes comprem os produtos que tão cuidadosamente lhes disponibilizou. Poderá dedicar os seus recursos, tanto económicos como temporais, a possibilitar que o seu e-commerce chegue onde deseja.
- Trabalhar com um grossista dropshipping permite-lhe oferecer um catálogo muito amplo, que seria difícil de conseguir ao trabalhar sozinho. Além disso, este será atualizado regularmente, pelo que não precisa de se preocupar com esse aspeto. “Na BigBuy contamos com mais de 21.000 referências, e estamos sempre à procura de novos artigos para oferecer”, confirma Esteve.
- O seu negócio será 100% expansível. No comércio tradicional, a expansibilidade pode ser limitada por elementos tão simples como o tamanho da loja. Para poder crescer, o proprietário terá assim de procurar um novo espaço, com os custos associados (estas despesas não são apenas a renda, mas também uma campanha de publicidade para dar a conhecer a sua nova localização, o que não é muito barato). E ainda que um e-commerce que não trabalhe com dropshipping seja muito mais fácil de expandir do que um comércio físico, a verdadeira diferença está no trabalho com um dropshipper. Este modelo de distribuição permite-lhe conseguir todo o tráfico que deseja para a sua loja, sem o risco de vender demasiado e não conseguir gerir as vendas. O seu fornecedor dropshipping vai garantir que todos os pedidos chegam a tempo e sob o seu nome.
Conselhos para escolher um fornecedor dropshipping
O fornecedor dropshipping que escolher vai determinar, em grande medida, o sucesso da sua loja. Afinal de contas, a delegação de tarefas pode ser cómoda, mas implica também uma grande responsabilidade. Felizmente, existem muitas empresas, como a BigBuy, que contam com muita experiência e que lhe podem oferecer um ótimo serviço. Mas para as poder encontrar, aconselhamos que tenha em conta alguns conselhos:
- Procure um distribuidor dropshipping que não seja um intermediário! Ou seja, que distribua o seu próprio stock. Na BigBuy, somos um dropshipper com 20.000 m2 de armazém logístico, a partir do qual distribuímos milhares de referências. Será sempre mais interessante trabalhar diretamente com o grossista, pois um intermediário que não tenha stock vai acabar por se dirigir a uma empresa grossista como a nossa. Na BigBuy estamos a liderar o negócio B2B e as vendas por grosso online e offline. Este volume de vendas permite-nos comprar diretamente aos fabricantes e poupar em custos relacionados com intermediários. Isto resulta assim numa melhor experiência para os nossos clientes, que podem adquiri os nossos artigos a preços realmente competitivos.
- Escolha um fornecedor que não só lhe ofereça os artigos, mas também a loja dropshipping. A BigBuy, por exemplo, oferece soluções-chave para lojas dropshipping construídas em PrestaShop, para que não tenha de se preocupar com a parte mais técnica. O mais interessante destas lojas é que estão completamente sincronizadas com a BigBuy. “É especialmente cómodo trabalhar diretamente com o grossista porque o trabalho destas empresas é vender os seus produtos, e não os websites. Para nós, vender uma loja dropshipping não é nada mais que um passo extra com o qual se pode apoiar o distribuidor na venda dos artigos do seu e-commerce. Além disso, se decidir trabalhar com outro fornecedor mais tarde, a loja é 100% sua e poderá assim fazer isto sem qualquer problema”.
- Escolha um especialista na gama de produtos que quer vender. No final de contas, este fornecedor vai ter a responsabilidade de garantir que os seus clientes recebem o artigo em boas condições. O ideal é que o seu fornecedor dropshipper tenha um amplo catálogo, para que não tenha de recorrer a múltiplos grossistas. Na BigBuy, por exemplo, temos mais de 21.000 referências de todos os tipos: prendas originais, perfumes, artigos para o lar… Mas Salvador Esteve faz um comentário neste sentido: “Ainda que sejamos grossistas na BigBuy e tenhamos todos os tipos de produtos, não é recomendável que o seu e-commerce seja tão generalista. O ideal para vender mais é encontrar um nicho (como produtos de cozinha, por exemplo) e especializar-se nele. Será muito mais fácil ganhar relevância e posicionar-se melhor se dirigir o seu negócio a um nicho de mercado concreto em vez que tentar chegar a todos”.
- É interessante verificar se o fornecedor permite fazer pedidos de um único produto ou se, pelo contrário, tem um pedido mínimo. No caso da BigBuy, por exemplo, é possível adquirir os produtos por unidades soltas, sem perder por isso os preços de grossista.
- Uma das principais vantagens de um e-commerce comparado com uma loja física é que é mais fácil passar as fronteiras entre países. Se a sua loja tiver sucesso, é provável que tenha de fazer a sua tradução para outros idiomas e começar a vender no estrangeiro. Desse modo, é preferível prevenir e escolher um fornecedor dropshipper que seja capaz de gerir envios a clientes em qualquer lugar. A BigBuy oferece envios para toda a Europa (e, de facto, para todo o mundo, apesar dos preços serem especialmente competitivos para a região europeia).
- “O seu fornecedor dropshipping deve oferecer-lhe diferentes métodos de pagamento para se adaptar às suas preferências”, afirma Salvador Esteve. “Na BigBuy estabelecemos um pagamento muito cómodo ao qual chamamos “a carteira“. É um saldo que tem na sua conta e que pode ir carregando, pagando mediante transferência. No entanto, também oferecemos outras opções de pagamento, como com cartão de crédito ou através do PayPal”.
-
- O envio deve ser anónimo: esta é uma das bases do dropshipping, mas deve verificar se o seu fornecedor a respeita. O grossista deve ser completamente invisível para os clientes. A BigBuy é completamente anónima no que toca aos clientes. O cliente recebe o seu pedido com o nome do distribuidor ao qual comprou o artigo, sem que o logótipo ou a morada da BigBuy apareçam em qualquer lugar.
- Procure um fornecedor com uma boa reputação e em que possa confiar. Este pode parece um conselho demasiado “básico”, mas é um ponto muito importante. Ainda que não exista “a reputação irrepreensível” (nenhuma empresa é perfeita e é sempre possível encontrar clientes insatisfeitos), algumas tentam passar a ilusão de que são a escolha certa como dropshipper. Tente trabalhar de uma forma segura e evite problemas com empresas pouco fiáveis.
Várias conclusões sobre o dropshipping
Neste artigo já explicámos o que é o dropshipping, como funciona e quais são as suas vantagens para aqueles que decidem iniciar um negócio online. Agora que já sabe o principal sobre este modelo de negócio, vamos partilhar consigo as conclusões principais a ter em conta:
- Para Salvador Esteve da BigBuy, o ponto mais importante é ter conhecimentos sobre o marketing online. “Ainda que trabalhar com um fornecedor dropshipper liberte os proprietários de um e-commerce de muitas tarefas, continua a deixar-lhes a parte mais importante, que é a venda. São eles que se encarregam de criar uma boa estratégia de social media, de configurar as suas campanhas de Adwords e de, basicamente, estar a par das últimas tendências de marketing online e pô-las em prática na sua loja”. “Basicamente, o que quero dizer é que se o distribuidor não tiver conhecimentos sobre como gerir um negócio digital, o seu e-commerce não terá as vendas esperadas. Desse modo recomendamos aos nossos distribuidores que façam uma formação em marketing online e que não se fiem nos “gurus” que garantem que estar na Internet é suficiente para obter rendimentos. Um negócio na Internet requer menos investimento que um físico e é mais fácil de expandir, mas o esforço e as horas de trabalho necessárias para conseguir lucros continuam a ser fulcrais para ser bem-sucedido”
- O fornecedor dropshipper que escolher será uma peça central na satisfação dos seus clientes. Assegure-se de que está a trabalhar com um de confiança, com experiência e que lhe permita expandir o seu negócio o máximo possível, até para países com idiomas diferentes.
- Ainda que tenha de fazer um investimento inicial, o dropshipping proporciona muitas vantagens no caso de querer abrir um e-commerce sem gastar demasiado dinheiro. Lembre-se de que será sempre mais fácil posicionar-se num nicho de mercado concreto e que, quanto maior for o tráfico, mais possibilidades de venda terá. Dedique uma parte do seu orçamento à publicidade, analise, otimize e continue a vender cada vez mais e melhor.
Esperamos ter conseguido ajudá-lo a entender melhor o que é o dropshipping com este artigo. Na BigBuy somos um fornecedor dropshipping líder na Europa e contamos com mais de 21.000 referências de todo o tipo. Servimos clientes de 24 países a partir do nosso armazém de 20.000m2. Fique a conhecer-nos e adira à excelente opção que é o dropshipping. Ficamos à sua espera!