Share This Article
Gostaria de saber mais sobre como criar uma loja online no Facebook? Descubra todas as recomendações e requisitos para conseguir bons resultados.
Hoje em dia, o Facebook conta com mais de 1.600 milhões de utilizadores, sendo que muitos deles são utilizadores muito ativos. Visitar esta rede social passou a ser uma rotina da vida diária de uma enorme percentagem da população, que não só “consome” conteúdo dos seus amigos e familiares, mas também das empresas que segue e que usam o facebook para se publicitarem, expondo anúncios aos utilizadores. Paralelamente ao auge das redes sociais, estamos a testemunhar um crescimento imparável das vendas através da Internet. De facto, segundo valores do portal Statista, as transações em e-commerce a nível mundial superaram os 2.000 bilhões de dólares. Consciente deste facto, o Facebook decidiu ir um passo mais além e oferecer às empresas a possibilidade de vender diretamente a partir desta rede social. Uma loja online no Facebook permite-nos, como empresa, converter a nossa fan page tradicional num ponto de venda. Os utilizadores poderão consultar o nosso catálogo, os produtos que oferecemos e os seus preços, e adquiri-los de uma forma muito simples. Interessante, não é?
Como criar uma loja online no Facebook
Criar uma loja no Facebook é muito simples, mas precisará de ter uma fan page já criada. Já a tem? Então vamos a isso. 1. Em primeiro lugar, deverá aceder ao menu da sua página e selecionar “Loja”.
2. Ao selecionar “Loja”, o Facebook vai pedir-lhe que aceite as Políticas e Condições para vendedores. Resumidamente, estará a aceitar cláusulas que fazem referência:
- à realidade de pôr produtos à venda
- à gestão de entregas, devoluções e reclamações
- ao tratamento dos dados dos utilizadores
3. Uma vez aceites, deverá incluir a descrição da sua loja. Tenha em conta que tem um espaço máximo de 200 caracteres. 4.Agora começa a parte boa: já pode começar a adicionar os produtos que pretende vender na sua loja. Pode fazer upload a um número ilimitado de artigos, ainda que apenas aparecerão os últimos 1.000. 5.Quando tiver finalizado o passo anterior, será o momento de criar as fichas dos produtos. Deve incluir uma imagem, uma descrição (opcional), o preço e o URL para realizar o pagamento. Esta é direção onde os utilizadores poderão comprar o artigo. O mais coerente é que seja a página do produto na sua loja online. Após completar a ficha, pode escolher se deseja que esse artigo seja destacado. Há que ter em conta que só pode destacar um máximo de 10 produtos em toda a loja. Estes aparecem na parte superior da sua página e no princípio dos itens listados na sua loja. Poderá destacar os que preferir: os que se vendem melhor, os que oferecem uma melhor rentabilidade, os que deseja vender primeiro, devido a um excesso de stock. 6.Uma vez feito o upload a todos os produtos, cada um deles terá uma ficha. Podem ser organizados por categorias, ainda que dentro destas os artigos serão ordenados segundo a data de publicação.
Recomendações e requisitos na hora de criar uma loja online no Facebook
Imagens
- É obrigatório utilizar pelo menos uma imagem por cada produto, que deve ser do produto. É recomendável que sejam descritivas e atraentes, já que vai ser o que vai captar mais a atenção dos possíveis compradores que se interessem pelos artigos.
- Aconselhamos que sejam quadradas, com uma resolução de 1024 x 1024 ou superior.
- O protagonista é o produto e por isso deve aparecer com um fundo branco e próximo, para que se destaque mais. Do mesmo modo é recomendável que se capture o produto a ser utilizado em situações reais.
- Não se recomenda utilizar texto, como chamadas à ação, códigos promocionais ou informação de caráter temporal (como descontos ou ofertas por um tempo limitado).
- E ainda que pareça óbvio, é altamente desaconselhável que as imagens contenham conteúdo ofensivo, como nudez ou violência.
Descrições de produto
As descrições dos artigos da sua loja online no Facebook devem estar diretamente relacionadas com os produtos e ser facilmente compreensíveis. Além disso, também é muito recomendável destacar as características especiais do produto: atributos que sabe que vão chamar a atenção e que podem ter um grande poder na decisão de compra.
O que se deve evitar?
- Incluir código HTML na descrição.
- Adicionar números de telefone ou direções de correio eletrónico.
- Utilizar demasiadas exclamações.
Variações de produto
No caso de alguns dos seus produtos terem várias versões, como um vestido em várias cores, não há qualquer problema. O Facebook permite agregar variáveis do produto sem ter de fazer upload a cada versão do artigo separadamente. Pode juntar até quatro tipos de variáveis (por exemplo, tamanho e cor).
Vantagens e desvantagens de criar a sua loja online no Facebook
- Ainda que já tenhamos falado de várias vantagens deste tipo de canal de venda, existem algumas que ainda não mencionámos:
- Quando a sua loja estiver operacional, terá a opção de etiquetar os produtos da sua loja sempre que publicar uma imagem na sua fanpage.
- Como não poderia deixar de ser, também pode promover a sua loja no Facebook utilizando o Facebook Ads. Se num determinado momento pretender chegar a mais potenciais clientes, poderá selecionar os produtos e potenciá-los através destes anúncios. Mediante uma correta segmentação conseguirá aumentar tanto as vendas da sua loja online, como o tráfico no seu website.
- No entanto, também existem certas desvantagens que deve ter em conta:
- Se não vender produtos para os Estados Unidos, o Facebook não o deixará completar a venda dentro da própria plataforma. Isto é uma desvantagem óbvia para os utilizadores, mas se for bem gerida, poderá ser um ponto a favor das lojas, uma vez que favorecerá o tráfico no seu website e a captação de leads.
- No caso de o seu negócio incluir a venda de bebidas alcoólicas, estas não poderão ser vendidas através da loja do Facebook. A rede social de Zuckerberg proíbe este tipo de artigo e elimina-o automaticamente.
Resumidamente, a possibilidade de integrar a sua loja online no Facebook é muito recomendável para negócios pequenos e médios que necessitem de mais canais para potenciar as suas vendas.