Share This Article
Segmentação: a chave para que as suas campanhas de Facebook tenham o sucesso esperado e alcancem o objetivo definido. Aprenda a interagir com o seu utilizador ideal!
Para poder explicar melhor os aspetos fundamentais de como criar campanhas de Facebook otimizadas, vamos utilizar como exemplo o objetivo de marketing “Reconhecimento de marca”. Uma campanha pode conter vários conjuntos de anúncios. Desse modo, é aconselhável que edite o nome da sua campanha para a diferenciar das outras campanhas de Facebook previamente criadas, ou de futuras campanhas que possa criar e ativar com a mesma conta.
Após clicar no botão de “Continuar”, irá passar para o nível seguinte: Conjunto de Anúncios. Aqui poderá segmentar as suas campanhas em relação a três fatores-chave, que são: o seu público, a sua localização e, por último, o seu orçamento, as datas de ativação e a finalização da campanha de Facebook.
As chaves para segmentar corretamente as suas campanhas de Facebook
Realizar uma boa segmentação será a chave para que as suas campanhas de Facebook tenham o sucesso esperado e consigam atingir o objetivo de marketing que selecionou no painel de Administração de Anúncios. Deste modo, este ponto é importantíssimo dentro da criação e configuração das suas campanhas de Facebook, sendo igualmente o elemento no qual deve investir mais esforços, para assegurar que esta segmentação seja a melhor possível.
Segmente, procure e interaja com o seu utilizador ideal!
A segmentação nas suas campanhas de Facebook | Público
- O Facebook Ads oferece a opção de escolher entre os públicos já criados em campanhas de Facebook anteriores ou de, pelo contrário, criar um novo público que possa identificar-se muito melhor com o objetivo principal que deseja alcançar.
- Poderá indicar onde reside o seu público-alvo. Adicione todos os locais que considere oportunos ou, por exemplo, escolha um local concreto e a quantos quilómetros deste é que o Facebook Ads deve localizar o seu público-alvo.
- Também poderá indicar o intervalo de idade do seu público-alvo, assim como se pretende que as suas campanhas se dirijam apenas a mulheres ou homens, ou a ambos os sexos ao mesmo tempo.
- Por último, mas não menos importante, encontrará os interesses da audiência. Este ponto é central para qualquer segmentação, uma vez que é o que realmente oferece à publicidade do Facebook todo o seu poder. Pode inserir todos os interesses que desejar, tanto manualmente, com a opção “Sugestões”, como graças às sugestões proporcionadas pelo Facebook Ads ao escolher a opção “Explorar”. Através desta segunda opção poderá escolher a partir de um infinito de sugestões relacionadas com dados demográficos, interesses, comportamentos e outros tipos de categorias de interesses.Antes de guardar este público no seu Administrador de Anúncios e seguir para o passo seguinte da campanha, aconselhamos a ir à secção “Conexões” e marcar a seguinte opção: Páginas de Facebook > excluir as pessoas que gostam da sua página. Está subentendido que os seus fãs e fiéis seguidores costumam estar mais atentos aos artigos que publica na sua página de Facebook e que até os podem ver na sua timeline. O que realmente lhe interessa é conseguir a atenção das pessoas que ainda não o conhecem, que não sabem da existência da sua marca/empresa e que, por isso mesmo, não estão cientes da sua presença nesta rede social. Precisa assim de abrir fronteiras e chegar a novos utilizadores, os futuros fãs da sua página de Facebook. E, quem sabe? Possíveis clientes e futuros compradores!
A segmentação nas suas campanhas de Facebook | Localizações
Neste segundo ponto da segmentação de uma campanha de Facebook, aconselhamos que selecione a primeira opção, “Localizações automáticas (recomendado)”. O que quer isto dizer? Que o seu grupo de anúncios será mostrado automaticamente ao público nas casas com maiores probabilidades de obterem um melhor rendimento, através da localização do Facebook e do Instagram.
No caso de escolher a outra opção, “Editar localizações”, é possível que esteja a reduzir o número de pessoas às quais chegam os seus anúncios, sendo, desse modo, menos provável que consiga alcançar o objetivo principal da sua campanha de Facebook.
A segmentação nas suas campanhas de Facebook | Orçamento e Calendário
Tal como indicado pelo sistema do Facebook Ads, deve “definir quanto pretende gastar e quando deseja que os seus anúncios sejam mostrados”.
Recomendamos que indique um orçamento diário e não um orçamento para o conjunto dos anúncios em geral, assim como uma data de início e uma de finalização paras as suas campanhas de Facebook, de modo a conseguir um maior controlo sobre estas.
Finalmente, uma última recomendação: dê uma vista de olhos à sua direita. Poderá encontrar uma estimativa do alcance diário e, desse modo, dos resultados que pode obter em função do público-alvo definido, do orçamento e da duração da campanha de Facebook.
Como foi realçado ao longo deste post, a segmentação é o pilar fundamental para que as suas campanhas de Facebook alcancem o seu público-alvo, para que estas pessoas possam assim tornar-se fãs da sua página de Facebook, dirigindo-se à mesma ao clicar num anúncio.
Mesmo sabendo de antemão que grande parte do sucesso recai na correta segmentação das campanhas de Facebook, não deve ignorar a importância do último passo da criação e configuração: os anúncios do Facebook.