Share This Article
Existem boas e más práticas no design de emails, bem como padrões que se repetem constantemente. Revemos neste texto alguns deles.
O email marketing é, de forma genérica, uma estratégia de distribuição e promoção que se apoia no correio eletrónico para lançar campanhas publicitárias ou para realizar contactos de negócio. Pode ter diversos objetivos: dar a conhecer um produto, anunciar a oferta de algum artigo, ou convidar clientes para um evento.
Mas como conseguimos tudo isso? Existem muitas variáveis e elementos adicionais a ter em conta aquando a criação de uma estratégia de email marketing para um comércio eletrónico eficaz. No entanto, hoje vamos falar sobre um dos elementos mais importantes por ser a parte visível do nosso plano: o design do email.
No que se segue, partilhamos várias considerações para ter em conta no desenvolvimento de um design de email eficaz.
Principais considerações relativamente ao design de emails
Não existe uma forma perfeita para desenvolver um design de email. No entanto, existem uma série de elementos a considerar para se começar:
- Qual o objetivo que desejamos atingir com o nosso design de email?
- Qual a perceção dos nossos clientes em relação à nossa empresa?
- Que dispositivos utilizarão para abrir o email? É possível compreender este último aspeto através de uma análise posterior ao email.
Uma vez considerados estes três aspetos, devemos pensar sobre os aspetos mais técnicos que estão envolvidos no design do nosso email ou newsletter.
- Largura e comprimento: Dependendo da quantidade de informação que deseje apresentar na sua newsletter, a largura do seu email mudará. A largura padrão é de 600px. Ao exceder esta largura, o email arrisca-se a aparecer desmontado na caixa de entrada do seu cliente.
- Disposição de elementos: O conteúdo deve ser apresentado de forma simples e estruturado de forma lógica. Além disso, deve pensar no email como se fossem cápsulas (ou módulos) de informação, que podem ser divididas em quadrados, retângulos e colunas.
- Elementos gerais: os elementos que se seguem devem aparecer em qualquer design de email:
- Assunto: a sua porta de entrada. Embora não estando 100% relacionado com o design do email, o assunto é essencial para assegurar que os seus clientes abram o email e vejam o design que preparou. Este artigo inclui conselhos para a seleção de assuntos, de modo a que possa conhecer as bases de um assunto perfeito.
- Cabeçalho: deve existir uma comunicação coerente, sendo que o nome do logótipo da loja dropshopping deve aparecer sempre. Pode estar acompanhada de um título específico ou de uma imagem para o email, mas sempre com o mesmo estilo.
- Encerramento/Rodapé: a informação corporativa que queremos destacar deve ser sempre incluída: morada, endereço geral de email, número de telefone, redes sociais, link para a loja online e/ ou blog (se existir). No entanto, acima de tudo, o elemento mais importante de um rodapé é a opção para que os nossos utilizadores cancelem a subscrição da nossa base de dados. Ainda que não gostemos, a lei força-nos a dar-lhes essa opção caso os nossos clientes não estejam mais interessados em receber os nossos emails.
- Opção “Ver no navegador”: Este é um simples link frequentemente colocado na secção superior e que abre o mesmo email num navegador. Tem como propósito resolver rapidamente qualquer problema com a visualização do email ou com o carregamento de imagens.
Como conseguir um design de email eficaz
Uma vez familiarizados com os elementos básicos do design de emails, o sucesso da nossa campanha estará relacionado com a forma como dispomos esses elementos no email, de forma a torná-lo atrativo e útil para o utilizador.
Existem tantas boas práticas como campanhas de email marketing bem-sucedidas. No entanto, existem alguns padrões que se repetem constantemente. Revemos aqui alguns deles.
- Use tabelas para apresentar o conteúdo: alguns programas de gestão de email marketing, tal como Mailchimp, já têm esta função incorporada. No entanto, se deseja começar a conceber layouts de email, deve saber que a regra número 1 dita o uso de tabelas para evitar esquecer algum elemento essencial do seu email.
- Escolha um design simples: um email simples é, por norma, um email bem-sucedido. Por várias razões: adaptam-se mais facilmente aos dispositivos móveis, quando comparando com designs mais complicados; nenhum servidor de email terá problemas na sua apresentação; evitam vários filtros de spam (já que múltiplos emails de spam contêm cores e elementos chamativos); e permitem que os nossos utilizadores compreendam totalmente quais são os nossos objetivos.
- Pense bastante sobre o seu “Call to Action”: os utilizadores, especialmente aqueles que compram online, são facilmente persuadidos por mensagens diretas. O seu design de email não será tão eficaz se o posicionar como um catálogo de produtos sem incluir mensagens como “Aproveite esta oferta, apenas disponível por 24 horas” ou “Compre agora antes que esgote”. O Call to Action é uma mensagem direta, na qual diz ao utilizador exatamente o que quer dele.
- Use imagens persuasivas: parece óbvio, mas, numa loja online, uma grande percentagem de vendas futuras é determinada pelas imagens do produto. Recorde-se que o nosso cliente se vai basear na foto quando estiver a decidir contra ou a favor do nosso produto. Nesse sentido, é fundamental que o design do seu email tenha uma boa apresentação. Como é óbvio, não exagere na qualidade da imagem se deseja que o tamanho do seu email se mantenha viável. De preferência, reduza o tamanho do ficheiro (não o tamanho físico) tanto quanto possível. Pare, quando vir que a imagem começa a demonstrar alguma pixelização.
Algumas más práticas a partir das quais podemos aprender
No design de emails abundam, sem dúvida, algumas más práticas. Aqui revemos alguns dos erros mais comuns:
- Imagens não-recomendadas: ainda que estejam na moda, GIFs não são 100% recomendáveis visto que não funcionam em todos os programas de email. Alguém que visualize o seu email no Gmail num navegador não terá nenhum problema, porém aqueles que o vejam no Office a partir do ambiente de trabalho verão apenas uma imagem fixa.
- Uso abusivo de imagens: ainda que muitas delas sejam bastante marcantes e chamativas, ao sobrecarregar o nosso design de email com demasiadas imagens, as mesmas podem demorar muito a carregar quando o cliente recebe o email, o que pode levá-lo a desistir de esperar. Para além disso, vários provedores de serviços de email podem bloquear diretamente as imagens, deixando a tela do email em branco quando o nosso cliente a visualiza (se o utilizador carregar na opção de desbloquear que aparece automaticamente, será capaz de a visualizar sem problemas, no entanto é melhor não arriscar).
Outros erros: partilhamos muitos outros exemplos de más práticas no nosso artigo sobre erros comuns no email marketing. Não está fortemente relacionado com o design de email, mas é bastante interessante se estiver interessado em desenvolver uma estratégia eficaz.