Share This Article
Este artigo pretende transmitir quais as chaves para desenvolver uma boa estratégia de linkbuilding on-site, de forma a melhorar o SEO do nosso website.
Sabemos o que é o linkbuilding e conhecemos os diferentes tipos de construção ou geração de links que existem, tanto a nível interno (on-site), como externo (off-site). Neste artigo, tentaremos definir os diferentes aspetos do desenvolvimento de uma boa estratégia de linkbuilding interno para a nossa loja dropshipping, ou seja, dentro do nosso próprio website.
De seguida, vamos definir e explicar os passos a seguir para colocar facilmente a nossa loja dropshipping listada no Google e multiplicar as possibilidades em garantir um melhor SEO.
1. Realize um estudo SEO que sirva de base para a estratégia
Este ponto não é exclusivo e não deve ser levado a cabo unicamente para estabelecer o nosso plano de interlinking, mas se vai iniciar uma estratégia SEO, a primeira coisa que deve fazer é uma pesquisa de palavras-chave, que lhe permitirá determinar quais as palavras-chave mais adequadas em função do seu público-alvo.
No artigo em que se menciona o SEO para e-commerce, é possível obter mais informação sobre quais os fatores a considerar para fazer a seleção das palavras-chave mais importantes.
2. Faça uma estruturação hierárquica dos seus conteúdos através do linkbuilding interno
Segue-se um dos pontos mais delicados e que deve receber mais tempo e atenção da sua parte, sendo a base de uma correta implementação de uma estratégia de linkbuilding interno.
Em primeiro lugar deve ser determinada num documento prévio, por exemplo em formato Excel, toda a arquitetura ou hierarquia de conteúdos da loja dropshipping onde se define uma palavra-chave principal para cada um. O objetivo é assegurar que todos os links estão colocados corretamente e criar uma navegação lógica, a partir das secções principais até às áreas secundárias, e vice-versa.
Como é que cria este documento? Siga estes passos:
- Divida o conteúdo da loja online em colunas hierárquicas. Na primeira coluna estaria, por exemplo, a página inicial, depois as secções principais, dentro das quais estão as áreas secundárias, e finalmente os produtos. Se a sua loja dropshipping é muito extensa e a tarefa de introduzir todos os produtos acaba por ser muito morosa, não há problema: é possível definir a estratégia de linkbuilding interno baseada nas categorias e simplesmente preocupar-se em garantir que as vendas cruzadas sejam o mais apelativas possível (explicaremos o que são um pouco mais abaixo).
- Prepare a última coluna para estabelecer a palavra-chave principal de cada secção, como lhe explicaremos de seguida.
3. Defina as palavras-chave para cada secção
A ideia em definir estas palavras-chave (se possível, uma por secção) é assegurar que todos os links internos que apontem para cada secção contenham essa palavra-chave ou uma pequena variação da mesma no seu anchor text.
No momento da escolha da palavra-chave para cada secção, devemos ter em conta o seguinte:
- A palavra-chave deve ser consistente com o conteúdo da secção, ou seja, a palavra-chave deve aparecer escrita no texto dessa mesma secção.
- Esta palavra-chave aparece no cabeçalho principal (H1) da secção.
- O URL da secção contém essa palavra-chave ou uma muito similar.
Como afirmámos, assegure-se que o URL de cada secção ou produto contém a mesma palavra-chave ou algo muito similar à que já tenha estabelecido para a mesma.
Observemos um exemplo, onde a nossa palavra-chave e o nosso anchor text são presentes originais:
- O URL de destino deveria ser o seguinte: https://www.bigbuy.eu/pt/presentes-originais.html
- Desta forma, “presentes originais” deve aparecer no texto da página em questão.
4. Estabeleça links específicos
No documento de acompanhamento de interlinking criado, será necessário criar a arquitetura de links da seguinte forma:
Secção principal 1 →conecta a secções secundárias 1
Secção principal 2 → conecta a secções secundárias 2
Secções secundárias 1 → conectam à secção principal 1
Secções secundárias 2 → conectam à secção principal 2
Trata-se de criar uma rede de links a partir das secções principais até às áreas secundárias e vice-versa. No entanto, não se trata de misturar links de secções entre si, visto que não deixaremos claro à Google quais categorias são as principais e quais são secundárias. Ou seja, as páginas na secção 1 apontarão sempre para outras páginas na secção 1. Não conectaremos uma página da secção 1 com uma página da secção 2.
5. Pense também nos seus utilizadores: Cross-selling
Embora tenhamos já mencionado que o principal objetivo da nossa estratégia de linkbuilding interno é facilitar à Google a compreensão da estrutura do conteúdo da loja dropshipping, é também muito importante não negligenciar os nossos utilizadores e deixar-lhes claro onde é que podem facilmente encontrar os links que necessitam para navegar no website.
Interessa-nos construir uma estrutura de links coerente para os utilizadores, uma vez que, quanto mais páginas visitarem e quanto mais navegarem na nossa loja online, melhor será a avaliação por parte do Google. Os motores de busca tomam nota da percentagem de desistência de um website na hora de decidir se o coloca num dos desejados primeiros lugares. Se por acaso este termo não lhe soar familiar, a percentagem de desistência equivale ao número de pessoas que, depois de aceder ao seu website, o abandonam sem completar qualquer ação. Ao contrário do que acontece com a maioria das estatísticas, a percentagem de desistência deve ser o mais baixa possível (imagine uma página com 80% de desistência. Isto significaria que, de um total de 10 pessoas que entram no seu website, 8 abandonam o mesmo sem fazer nada. Preocupante, certo?).
Para reduzir a percentagem de desistência, é necessário levar a cabo diferentes ações:
- Tornar a estrutura de navegação da nossa loja online mais lógica e fácil de seguir. Tal pode ser feito através de breadcrumbs ou migalhas de pão. Este termo refere-se ao caminho que o utilizador seguiu desde o início do menu até à página onde se encontra.
- Estabelecer a nossa estratégia de cross-selling. Tal é feito através dos produtos sugeridos em cada uma das fichas de produto.
Quando tivermos tudo preparado, o ideal será rever o website como se fossemos um utilizador, de modo a garantir que o conteúdo está categorizado de forma lógica (não só para o Google, como também para os próprios utilizadores).
Estas são as cinco etapas básicas de criação de uma estrutura de linkbuilding para a nossa loja dropshipping, com o intuito de melhorar o seu posicionamento SEO.