Share This Article
Um dos aspetos básicos na gestão de um e-commerce é analisar as visitas e os comportamentos dos utilizadores. Com o Google Analytics pode saber tudo o que acontece na sua loja.
O Google Analytics oferece, à partida, uma multitude de dados relacionados com o rendimento da sua loja online. Apesar disso, para obter dados que lhe permitam conhecer um pouco melhor a rentabilidade e o comportamento dos seus potenciais clientes no seu comércio eletrónico, deverá ativar uma série de funções especiais. Neste artigo vamos falar do quão útil esta vista melhorada do comércio eletrónico pode ser e dos passos a seguir para começar a recolher todos estes dados e ter toda a informação possível sobre a sua loja online.
Como configurar o comércio eletrónico no Analytics
Para ativar a opção de configurar o comércio eletrónico, basta entrar na sua conta de Google Analytics. Dentro da secção de administrador, deve ir à coluna correspondente à configuração do comércio eletrónico e verificar se a opção para o ativar está escolhida. Nesta mesma secção poderá ativar a configuração de comércio eletrónico melhorado. Esta função permite recolher mais informação sobre o rendimento da sua loja online. Devido à sua complexidade, apenas recomendamos o seu uso a utilizadores avançados, que já tenham experiência na monitorização do rendimento da sua própria loja online.
Quando tiver tudo devidamente configurado dentro do Analytics, o passo seguinte será implementar o código JavaScript proporcionado pelo Google nas páginas do domínio em que se encontra a sua loja online. Esta tarefa é muito simples para informáticos ou para pessoas que tenham conhecimentos básicos de programação. Existe um apêndice no centro de Ajuda do Google muito completo com informação sobre como instalar este código dentro do Analytics e como identificar cada produto.
O que se pode fazer com a configuração do comércio eletrónico?
Ativando o comércio eletrónico melhorado poderá ter toda a informação disponível sobre diversos elementos que influenciam a rentabilidade do seu negócio. Poderá aceder facilmente a dados como o custo médio de cada pedido, o número de vezes que cada produto em concreto foi comprado, dados por categorias de produtos e outros indicadores mais gerais, como os rendimentos totais por produto, por cada categoria, ou de toda a loja.
Por outro lado, também poderá ter acesso a informação sobre o comportamento de compra dos seus potenciais clientes. É ainda possível que, até com os produtos de maior sucesso, surjam complicações ou fatores que não convidem à compra final. Devemos assim vigiar a experiência do utilizador, já que pode influenciar de um modo direto a decisão final. Ter dados que permitam estabelecer tendências de compra para cada produto pode ajudar a repetir e replicar as melhores práticas. Pode ainda, pelo contrário, permitir que examine detalhadamente os fatores que prejudicam os produtos e aprender assim o que não deve fazer na hora de lançar mais produtos.
Como utilizar os dados?
O Google Analytics surgiu com a intenção de oferecer todos os dados possíveis para que os responsáveis por cada loja online tomem as melhores decisões com base nas análises estatísticas. Não serve de nada recolher dados se depois não se tirar o máximo partido deles. Neste aspeto, cabe a cada loja e a cada proprietário saber quais são as melhores práticas a seguir. É ainda evidente que é preciso prestar atenção à forma como os distintos produtos e categorias de produtos afetam o rendimento global do negócio e perceber o que faz com que uns produtos sejam mais bem recebidos do que outros. Quando tiver o comércio eletrónico configurado no Analytics, os dados devem conseguir ajudá-lo a compreender e detetar os elementos que precisam de ser melhorados e as vantagens competitivas perante a concorrência.
Cada loja online é um mundo e cada um deve encontrar a melhor forma de gerir o negócio em função do seu público-alvo, dos produtos que vende, da qualidade dos mesmos, da localização, dos métodos de compra… e de muitos outros fatores que afetam o rendimento final do negócio. O que é realmente necessário é oferecer um bom produto, a um bom preço e com uma experiência de compra fácil e tranquila. Assim, podemos concluir que, para detetar e ter à mão toda a informação sobre os seus produtos, é imprescindível configurar o seu comércio eletrónico no Analytics. Se deseja aproveitar o potencial da sua loja online ao máximo, precisa de saber todos os detalhes possíveis sobre a mesma. Não há melhor forma para o conseguir do que converter-se num especialista de análise estatística de websites, de modo a compreender o que está a acontecer na sua loja online e com os utilizadores que a visitam. Toda esta informação pode estar na palma da sua mão, graças à configuração de comércio eletrónico do Google Analytics.