Share This Article
Para ser bem-sucedido e conseguir chegar às primeiras posições nos resultados dos motores de busca é imprescindível conhecer e aplicar corretamente as palavras-chave utilizadas pelo seu público-alvo quando procura ofertas como as suas, e saber também quais são as palavras utilizadas pela concorrência da sua empresa.
Para ter uma ideia da importância disto, damos o seguinte exemplo: digamos que criou uma loja online de perfumes e otimizou as suas páginas e conteúdos para a keyword “adquirir colónias na Internet”. À primeira vista pode parecer uma boa keyword, mas pouco a pouco, ao investigar mais o mercado, poderá perceber que “comprar perfumes online” tem muito mais tráfico, sendo um termo mais procurado pelos seus potenciais clientes. A longo prazo, teria investido tempo e dinheiro numa keyword que poderia chegar a obter até 50% menos de visitas (e posteriormente vendas) do que outra. Para evitar esta e outras situações, vamos apresentar-lhe uma série de ferramentas que pode utilizar para analisar e pesquisar palavras-chave. Tudo para que possa concentrar-se corretamente na estratégia SEO e planear os seus objetivos o mais cedo possível.
Google Trends
Esta é uma ferramenta do Google que, tal como o seu nome indica, mostra as tendências de pesquisa em todo o mundo. Na sua página principal podem ser observadas algumas curiosidades selecionadas pelo sistema, sendo que para analisar uma keyword em concreto deve procurá-la na parte superior da ferramenta. Uma vez feita a pesquisa, será gerado um gráfico com a tendência de pesquisa e o volume mensal do termo que introduziu. Pode configurar os diversos filtros e ajustá-los para obter informações realmente úteis. Seguindo o exemplo anterior, no qual comparámos “comprar perfumes online” com “adquirir colónias na Internet”, podemos verificar uma superioridade esmagadora no número de pesquisas do primeiro termo (em azul). Já “adquirir colónias na Internet” quase nunca foi procurado, o que significa que usar esta keyword teria sido um desperdício do seu esforço.
Keyword Planner de Google Adwords
Esta ferramenta é utilizada para planear e criar as campanhas no Google Adwords. Apesar disso, contém muita informação relevante que pode ser útil na criação de uma estratégia SEO para o seu website. Um inconveniente é que, recentemente, o Keyword Planner deixou de mostrar o número exato de pesquisas de cada termo para os utilizadores que não têm campanhas ativas. Aparecem agora intervalos como 1M – 10M, o que faz com que a interpretação dos dados seja muito menos precisa. Nesta ferramenta pode filtrar muito mais os dados, estabelecer palavras-chave negativas, palavras-chave a incluir e segmentar os resultados por zona geográfica ou idioma. Além dos dados relativos à palavra-chave procurada, também serão oferecidas sugestões de outras palavras-chave consideradas apropriadas. Uma função particularmente útil para os que tenham uma loja online com diversas categorias é a de procurar por temática. Podemos selecionar, por exemplo, a área da beleza e higiene para que apenas sejam procuradas palavras-chave que se enquadrem nesse tema.
Keyword Explorer de Moz.com
Moz é uma das empresas de referência no setor das ferramentas para SEO. Pode utilizar o Keyword Explorer, de forma gratuita, para realizar pesquisas sobre palavras-chave até 5 vezes ao dia. Esta é uma ferramenta completamente direcionada para SEO e é particularmente fácil de utilizar. Além disso, a forma como os dados são apresentados é muito simples e cómoda de interpretar. Para utilizar o Keyword Explorer só precisa de introduzir o termo de pesquisa que pretende analisar. De seguida, serão apresentados os resultados, onde lhe será oferecida uma estimativa do volume de tráfico (muito mais especifica do que aquela oferecida pelo Google Adwords), um indicador da dificuldade em posicionar essa palavra-chave, um índice de oportunidade que faz referência à importância dos resultados orgânicos na página dos resultados do motor de busca (através de resultados de maps ou anúncios de AdWords, por exemplo), e ainda uma pontuação de 0-100 do potencial da palavra-chave, que tem conta todos os dados anteriores. Adicionalmente, oferece uma lista expansível de termos de pesquisa relacionados e uma análise dos URLs e domínios que aparecem na primeira página de resultados ao pesquisar a palavra-chave em questão no Google. Com toda esta informação conseguirá ter uma ideia bastante precisa da importância e dificuldade associadas à palavra-chave analisada.
Semrush
Esta é uma das ferramentas mais utilizadas dentro do mundo do posicionamento nos motores de busca. O acesso a todas as suas funcionalidades requer a compra de uma licença que pode ser adquirida por cerca de 100 dólares por mês. Ainda assim, existem algumas funcionalidades que podem ser utilizadas gratuitamente. As opções gratuitas do Semrush permitem-lhe obter basicamente as mesmas informações que o Keyword Explorer de Moz.com. No entanto, o Semrush tem a funcionalidade única de dividir as sugestões de palavras-chave em “palavras-chave de coincidência de frase” (keywords muito próximas, que utilizam o mesmo núcleo semântico que o termo de pesquisa analisado) e em “palavras-chave relacionadas”, que são outras sugestões de keywords utilizadas no setor. Além de tudo isto, de forma semelhante às ferramentas anteriores, oferece ainda dados de pesquisa orgânica e o número de resultados oferecidos pelo Google ao consultar um termo no seu motor de busca. Após a leitura desta publicação deve compreender a importância destas ferramentas para escolher corretamente as palavras-chave pelas quais quer competir com a sua loja online. Deverá procurar o equilíbrio adequado entre o potencial ou volume de procura e a dificuldade de posicionar a keyword em questão. Para conseguir isto pode recorrer às ferramentas que apresentámos. É ainda de destacar que existe uma infinidade de ferramentas semelhantes. Todas têm algo de diferente mas devem coincidir naquilo que é fundamental: devem ser fiáveis na hora de mostrar os dados e ajudá-lo na procura de palavras-chave para os produtos ou serviços que deseja oferecer. A forma como os dados ou os fatores secundários são apresentados pode variar e é uma questão de preferência pessoal. É sempre recomendável que investigue todas as opções que tem ao seu alcance e que só depois escolha a que considerar adequar-se melhor às suas necessidades e conhecimento. Por último, não se esqueça de que tem à sua disposição um artigo semelhante sobre ferramentas para SEO, no qual são analisadas estas ferramentas que o ajudam a compreender e a otimizar outros elementos que podem contribuir para que a sua loja online escale posições nos resultados dos motores de busca.