Share This Article
O presente artigo aborda as diferenças entre as main keywords (ou palavras-chave principais) e as long tail keywords (literalmente, palavras-chave de longa cauda) e o modo como ambos os tipos devem complementar-se, de modo a melhorar a estratégia geral de SEO do seu negócio.
Para o efeito, pretendemos abordar cada um destes conceitos e dar alguns conselhos relativamente ao modo como podem ser utilizados no âmbito da criação da sua estratégia de posicionamento nos motores de pesquisa.
O que são as main keywords?
Tal como o próprio nome indica, estas são as palavras-chave principais do seu negócio. Resumem assim num só sintagma aquilo a que o seu site se dedica. Por exemplo, se vende produtos de cosmética através da sua loja online, as suas keywords principais serão “loja online de cosmética”, “comprar cosmética online” e todas as variantes estritamente relacionadas com a atividade principal do seu negócio. Considere o seguinte: o que pesquisaria um utilizador para dar com o conceito da sua loja? Referimo-nos aqui à loja em geral e não aos produtos ou serviços que a mesma oferece (“comprar maquilhagem online” e não “comprar blusher rosa online”). Certamente que a maioria das respostas à primeira pergunta poderão ser consideradas main keywords.
A natureza destas palavras-chave é bastante simples de compreender. Trata-se de palavras com muitas pesquisas nos motores de pesquisa, sendo muito competitivas. A nível de SEO, são muito difíceis de posicionar, mas uma vez posicionadas, garantem-lhe um volume de tráfego considerável. Além disso, todo o tráfego será perfeitamente qualificado, tendo em conta que o potencial cliente pesquisou o termo exato que define a atividade principal do seu negócio através do Google (ou de qualquer outro motor).
Segue-se o resumo das características principais das Main Keywords:
- Grande volume de pesquisas
- Muita competência
- Difíceis de posicionar
- Atraem uma grande quantidade de tráfego
- Interessantes para o site em geral
O que são as long tail keywords?
Ao contrário das anteriores, estas keywords são termos de pesquisa muito mais específicos, que vão mais ao pormenor. Prosseguindo com o exemplo da loja online de artigos de cosmética, algumas das long tail keywords aplicáveis seriam “produtos faciais com baba de caracol”, “comprar cremes anti-idade pela internet” e outras pesquisas que poderiam ser efetuadas por potenciais clientes interessados em produtos ou serviços mais específicos (não tão gerais). Traçando um paralelo com as main keywords, considere o seguinte: o que pesquisariam os seus potenciais clientes para encontrarem os produtos ou serviços que oferece (e não a sua loja em geral? As respostas poderiam ser consideradas long tail keywords.
Este tipo de keywords caracteriza-se por ter um volume de pesquisas muito inferior ao das main keywords, uma vez que é mais específico e concreto. Em termos de SEO, são muito mais acessíveis em termos de a nível do posicionamento. No entanto, o volume de tráfego direcionado para o seu site será muito inferior que o obtido com as palavras-chave principais. Em termos da qualidade do tráfego, pode ser dito que este tipo de keywords traz visitas ou sessões igualmente qualificadas.
Segue-se o resumo das principais características das Long Tail Keywords:
- Volume inferior de pesquisas
- Muito menos competência em termos de posicionamento
- Menos competência na luta pelas mesmas
- Atraem pouca quantidade de tráfego
- O tráfego é de qualidade
Como complementar main keywords com long tail keywords
Qualquer estratágia SEO que se preze deve conciliar os dois tipos. Salvo em casos muito específicos (como micro-nichos, mega-nichos, …) recomenda-se apostar num conjunto de palavras-chave que conjugue tanto as main keywords, como as long tail keywords.
Existem técnicas e estratégias muito distintas. De qualquer modo, seguem-se as noções mais básicas de ambos modelos, cuja diferença se encontra no ponto de partida:
- Por um lado, pode apostar desde o início nas main keywords do seu negócio principal. Conforme for aumentando o posicionamento das palavras-chave principais, estas acabarão por arrastar as long tail keywords até às primeiras posições. Este tipo de estratégia é recomendável para as empresas potentes que dispõem do tempo e dos recursos necessários para conseguir alcançar as primeiras posições dos motores de pesquisa, mesmo que as palavras-chave com as quais apostam estejam muito concorridas.
- Por outro lado, um método com um escalonamento mais viável é um começo focado nas long tail keywords, que, pouco a pouco, vão ganhando tráfego e autoridade para um foco posterior nas palavras-chave principais. Se o seu orçamento é reduzido ou tem noções de SEO ainda pouco desenvolvidas, esta estratégia é a melhor opção. Poderá melhorar, aos poucos, o seu posicionamento com palavras de pouco volume e pouca dificuldade. Os resultados, ainda que lentos, poderão ver-se a curto prazo, dando-lhe força para continuar a crescer.
A importância de um bom Keyword Research
Uma prática recomendada é a realização de um estudo de palavras-chave antes de dar início à estratégia SEO do seu negócio. Poderá garantir assim um conhecimento bastante amplo do estado em que se encontra o setor no qual vai desenvolver a sua atividade empresarial.
Se tem recursos limitados, uma boa forma de dar com novas long tails é começar a escrever a sua palavra-chave principal no Google e ver as sugestões que o próprio sistema vai apresentando. Outra forma de o fazer passa por consultar diretamente quais são as palavras-chave que a sua concorrência utiliza e começar a lutar pelo tráfego a partir daí.
Lembre-se de que se precisa de mais informação a este respeito, tem à sua disposição um artigo completo sobre diversas ferramentas para o SEO, no qual encontrará vários recursos para analisar o estado de uma palavra-chave, a sua posição dentro dos rankings de pesquisa e muitos outros fatores que o ajudarão a manter tudo monitorizado, permitindo-lhe focar aquilo que traz mais vantagens ao seu negócio virtual.
Agora que sabe o que são as main keywords e as long tail keywords, é hora de dar o passo seguinte e aplicar as práticas recomendadas à sua loja dropshipping.