Share This Article
As redes sociais posicionaram-se como uma das ferramentas de marketing digital de mais desempenho para a geração de leads, a conversão e, como não poderia deixar de ser, o aumento das vendas. Neste sentido, cada rede social está especialmente indicada para um tipo de loja online e de produtos, e o Instagram é uma das mais destacadas neste âmbito. Neste artigo vamos analisar as razões pelas quais o Instagram é uma rede social perfeita para empresas e lojas virtuais
Porque é que o Instagram é a rede social aliada dos e-commerces?
Um dos últimos estudos de Forrester mostra que o Instagram é o líder das redes sociais em termos de envolvimento, concretamente 2,3% comparado com os 0,2% do Facebook. Além disso, cerca de 93% das decisões de compra são baseadas na aparência visual e 52% dos clientes não voltaria a visitar uma loja (tanto online como física) que tivesse uma má estética.
O Instagram é uma rede social totalmente centrada em torno do campo visual e no cuidado estético das imagens que se publicam. Será assim a ferramenta ideal para mostrar os artigos da sua loja e para despertar a necessidade de compra nos seus potenciais clientes. É como se fosse uma janela para o seu e-commerce e para os produtos que nele se encontram.
Aqui podemos mostrar-lhe uma série de dados e motivos para que entenda todo o potencial que pode conseguir ao criar um perfil de Instagram para a sua empresa e-commerce:
- 68% dos utilizadores interagem com as marcas regularmente. Como já foi mencionado, o Instagram é a rede social que consegue mais envolvimento. Isto é uma vantagem que deve ser explorada gerando conteúdo de qualidade e mostrando os artigos do e-commerce com imagens profissionais de elevado valor estético. Além disso, é também altamente recomendável mostrar o produto a ser utilizado num contexto real. Poderá, deste modo, “humanizar” o artigo, sendo mais fácil para o público conseguir contextualizá-lo.
- Apenas 26% das estratégias online estabelecidas pelas empresas contemplam o Instagram como um canal para realizar campanhas publicitárias. Nas estratégias há sempre a necessidade de ter conta no AdWords e Facebook Ads mas, mesmo assim, as campanhas de Instagram para empresas e lojas online são uma grande oportunidade publicitária já que os Ads das outras plataformas estão saturados e existe imensa concorrência.
- Os utilizadores do Facebook afastam-se e evitam as marcas, enquanto que os utilizadores do Instagram as apoiam: 68% das pessoas que têm Instagram têm um envolvimento com as marcas, enquanto no Facebook este valor é de apenas 32%. Isto pode dever-se ao facto de os utilizadores aceitarem melhor o conteúdo publicitário do Instagram (imagens simples, esteticamente cuidadas) do que o do Facebook. Ou, sendo mais pessimistas, também pode dever-se ao facto de já estarmos saturados da publicidade do Facebook, enquanto a do Instagram é ainda relativamente “recente”, o que significa que nos incomoda menos.
- Segundo os dados do Pew Research Center, o Instagram teve um crescimento de 115% no alcance orgânico de pesquisa desde 2012. Já o Facebook sofreu uma diminuição de 63%.
Se com todos estes dados já estiver convencido de que quer criar um perfil de Instagram para o seu e-commerce, não perca o que lhe vamos explicar de seguida:
Como criar um perfil de Instagram para a empresa
Os dois primeiros elementos fundamentais que deve configurar são a imagem de perfil e a biografia.
Que imagem de perfil deve utilizar?
O mais apropriado é estabelecer como imagem de perfil o logótipo do seu e-commerce, tal como nas outras redes sociais.
Assegure-se de que a imagem tem o tamanho correto, pelo menos 150 x 150 px, assim como uma boa qualidade e de que não se veem os píxeis. Uma imagem pixelizada e de má qualidade será prejudicial para a imagem da sua marca e irá gerar rejeição por parte dos utilizadores.
O que incluir na bibliografia?
En esta parte no solo se debe incluir una descripción de la empresa sino que también es fundamental incluir un “Call To Action” (CTA).
Neste exemplo da loja online Asos, há claramente uma chamada à atenção para indicar aos utilizadores que tudo o que veem nas publicações no seu perfil de Instagram pode ser encontrado no seu website.
Atenção!
O Instagram não é uma rede social que se destaca por gerar tráfico para o seu website, uma vez que é muito complicado que um post se torne viral (não podemos partilhar ou retweetar posts como nas outras redes). O motivo principal é ainda que não permite a inclusão de links nos posts. Ou seja, se partilhar uma foto e na descrição adicionar um link, este não poderá ser selecionado e aberto. O único link clicável do seu perfil é o que aparece na sua biografia, junto ao nome e à foto. É por isto que as marcas, ao partilhar uma foto, costumam incluir uma mensagem como “Mais info. no link da biografia”.
Se analisar atentamente o exemplo da Asos poderá ver o link da biografia, preparado para que os utilizadores cliquem nele. É recomendável que seja um link rastreável como Bit.ly para saber de onde vieram as suas visitas ao website, ou seja, de onde vieram os seus clientes.
Uma das melhores formas de realizar vendas a partir do Instagram é inserir uma landing page específica na biografia através de plataformas, como por exemplo o Linkin.bio, nas quais pode fazer a compra.
Pense no que deseja conseguir dos seus clientes quando estes estiverem no seu perfil do Instagram e escreva a biografia de forma a incitá-los a realizar essa ação.
Como devem as fotos ser publicadas?
Quando conseguir que um potencial cliente entre na sua conta de Instagram, conseguirá que este fique nela e comece a segui-lo se a sua bio, imagem de perfil e as suas últimas nove fotos forem do seu agrado.
Assim uma das principais chaves do Instagram para empresas é conseguir atrair o público-alvo com as publicações. Deve ter em conta o seguinte:
- Publique fotos de qualidade e profissionais
O seu negócio terá muito mais possibilidades de conseguir impulsionar as suas vendas se as fotos que os potenciais consumidores encontrarem no Instagram tiverem um alto cuidado estético.
Assim, o melhor é utilizar uma boa câmara ou aproveitar o seu smartphone e a grande quantidade de aplicações que existem para editar fotos, como VSCOCam, para que pareçam verdadeiramente profissionais.
Além disso, como já foi mencionado, as imagens devem mostrar os artigos num contexto real. Tal tipo de fotos facilitará aos clientes a tarefa de se imaginarem a usar o produto como a pessoa da foto.
Outro recurso que também funciona muito bem num perfil de empresa são os vídeos nos quais aparecem os artigos a ser utilizados. São elementos muito visuais, com os quais interromperá a monotonia das imagens estáticas e conseguirá um elevado nível de envolvimento.
- Publique imagens diretas dos seus produtosDo mesmo modo, as fotos com um fundo neutro ajudam a manter a atenção dos utilizadores no produto ou produtos em questão. Com este tipo de imagens consegue-se também uma estética muito cuidada. Pense sobre o tipo de fotos que poderá inspirar o seu público e despertar a necessidade de possuir o artigo. Se não sabe bem o que partilhar, experimente diferentes fotografias até decidir qual é a melhor.
Como conseguir um maior alcance no Instagram para as empresas?
Além de tratar cuidadosamente das imagens que publica, existem outros recursos com os quais conseguirá que as suas publicações cheguem a uma maior percentagem de potenciais clientes. Graças a tudo isto, o Instagram é um grande aliado para as empresas.
- Utilize sempre hashtags
O uso correto de hashtags na sua estratégia de marketing de Instagram para empresas e lojas online permitir-lhe-á alcançar a maior parte da sua audiência e ganhar seguidores.
Devem-se utilizar hashtags que sejam populares para captar followers, mas incluir também, uma vez que compreenda como atua o alvo nesta rede social, hashtags que permitam uma aproximação deste e a criação de uma ligação com a marca, como faz a loja online Zalando com a sua #Zalandostyle. Além demais, estes elementos são muito importantes para captar potenciais clientes que estejam à procura dos artigos que vende na sua loja, tal como faz a loja Pdpaola nesta publicação, incluindo a hashtag #cluse para que as pessoas que procuram relógios desta marca encontrem a sua loja. - Mostre os produtos da sua loja na vida real
Como já indicámos, é recomendável mostrar os artigos a serem utilizados num contexto. Mas também pode partilhar imagens de clientes que publicam fotos com artigos à venda na sua loja nos seus perfis
Desta forma, criará um vínculo especial com os seus consumidores, que se sentirão parte da sua comunidade. Além disso, atrairá a atenção de outros potenciais clientes, já que se identificarão com a foto partilhada e irão então desejar o produto. Como faz a marca Ribgas: uma boa prática neste caso é perguntar ao cliente se permite a utilização da imagem, ou pelo menos identificá-lo na publicação. - Realize promoções ou concursos exclusivos no Instagram
As promoções ou concursos nas redes sociais são uma das melhores formas de impulsionar as vendas, tratando-se de uma ferramenta excelente do Instagram para empresas. Segundo Iconosquare, 41% dos utilizadores desta rede social afirmam seguir uma marca para estarem a par destes sorteios. Este é assim um incentivo que vai, certamente, ser valorizado pelos seus seguidores.
- Trabalhe com Instagramers
A realização de colaborações com influencers é uma das formas mais fáceis e eficazes de fazer crescer o seu negócio no Instagram e, portanto, as suas vendas. Uma das formas de colaboração mais eficazes é a oferta de produtos a estes influencers para que publiquem fotos com os artigos no seu perfil. Se for um influencer conhecido, com um elevado número de seguidores, terá de negociar com ele um pagamento por posts. Além disso, se estes instagramers anunciarem aos seus seguidores que vão ter um código promocional para comprar na sua loja (por exemplo, 15% de desconto nas suas compras), isto será um incentivo enorme à compra. Poderá ainda monitorizar de onde vêm estas vendas e se as colaborações com influencers renderam.
Com todos estes conselhos, pode comprovar que o Instagram é uma ferramenta fundamental para empresas; não apenas para mostrar os seus produtos, mas também para gerar vendas. Mas antes de começar a utilizá-lo, não se esqueça de que cuidar da sua estética é imprescindível. Se não é muito bom com fotografia, contacte um profissional para que este tire as fotos ou o ensine a fazê-lo.