Share This Article
O envio de emails com informação sobre a loja online é uma prática muito habitual, no entanto hoje em dia continuam a ser cometidos alguns erros. Veja aqui como evitá-los.
A planificação e o envio de emails com informação sobre a loja online – como novidades, produtos à venda ou informação sobre serviços extra – é uma prática muito habitual entre as estratégias de email marketing para e-commerces. Apesar disso, a utilização destas estratégias nem sempre significa que estejam a ser feitas da melhor forma. Não nos referimos ao melhor ou pior nível de design dos emails nem ao quão atraentes as ofertas publicadas são, mas sim às boas ou más práticas na hora de utilizar este método de marketing online. Devido à execução destas más práticas, muita gente confunde os objetivos e o significado do email marketing com spam, pelo que gostaríamos de falar de alguns dos erros mais comuns cometidos nos envios de email em massa.
Erro habitual #1: Falta de planificação no email marketing
Os maiores erros que se cometem na hora de executar qualquer ação de marketing digital são resultado de ações não pensadas. Muitas vezes, a pressa e a ânsia de conseguir resultados o mais rápido possível fazem com que atuemos sem planear previamente.
Assegure-se de que dedica, pelo menos, um curto período de tempo a estabelecer um calendário de campanhas de email marketing a desenvolver, de forma geral, durante todo o ano e, mais concretamente, para os 3 meses seguintes. Uma vez definidos estes aspetos, marque objetivos claros e realistas a conseguir com cada um deles e faça o seguimento dos mesmos. Encontrará assim dados muitos interessantes para melhorar constantemente os seus emails.
Erro habitual #2: Segmentação incorreta de emails
Divida a sua base de dados de correio eletrónico tendo em conta os gostos e possíveis necessidades dos utililizadores com o objetivo de enviar os emails mais adequados às pessoas que mais necessitam de uma determinada informação.
As ferramentas profissionais de gestão de estratégias de email marketing (falaremos destas e da sua importância mais à frente) permitem dividir os contactos por diversos fatores: idade, local de residência, sexo, interesses, número de compras realizadas… assim pode aproveitar toda esta informação para conseguir o máximo rendimento possível nas suas campanhas de email marketing.
Erro habitual #3: Não personalizar
Como já comentámos noutros artigos sobre email marketing, dentro da planificação de estratégias do seu e-commerce, deve personalizar ao máximo possível os correios eletrónicos enviados para que o utilizador receba apenas a informação que é, a priori, mais interessante para ele.
Alguns exemplos de tudo o que as ferramentas permitem fazer para personalizar emails são:
- Campos personalizados: as ferramentas permitem que cada pessoa que recebe um email o receba com o seu nome no assunto ou no corpo. Está demonstrado que a percentagem de abertura de emails aumenta se quem os recebe vir o seu nome no assunto.
- Emails automáticos: programar emails que se enviam de forma automática aos clientes que realizam ações concretas oferece uma sensação de personalização muito útil para conseguir atingir os objetivos. Se aproveitar para programar campos personalizados nestes emails, ainda melhor.
- Datas assinaladas: relacionado com o ponto anterior, a programação de emails personalizados por datas de aniversário, aniversário da primeira compra ou qualquer outra data única para cada cliente multiplicará as possibilidades de converter um cliente pontual num recorrente.
Erro habitual #4: Compra de BD de emails
Outro erro muito comum nas estratégias de email marketing é comprar bases de dados de correios eletrónicos.
Além de poder estar a cometer um delito se a lista não cumprir com a legislação vigente sobre proteção de dados, o mais provável é que ninguém ou muito pouca gente da lista tenha um interesse real naquilo que está a oferecer, pelo que provavelmente esta compra será um gasto de dinheiro que nunca recuperará.
O ideal é construir uma base de dados própria, a partir do zero, com dados relevantes sobre cada um dos subscritores e, a partir dela, enviar emails interessantes e úteis para cada um. Apenas assim a sua estratégia de email marketing poderá ter sucesso.
Erro habitual #5: Uso de ferramentas não adequadas
As plataformas de email marketing são as grandes aliadas desta estratégia. Um dos erros mais frequentes das empresas, especialmente das pequenas, é utilizar plataformas de correio eletrónico genéricas (Hotmail, Yahoo, Gmail…) para realizar envios em massa.
Além do pouco ou nulo profissionalismo que transmite enviar emails corporativos com emails do tipo empresa@gmail.com, é muito provável que estes acabem no spam.
As ferramentas profissionais, além de estarem preparadas para não acabar no spam, têm uma multitude de funcionalidades muito úteis como a adaptação automática aos diferentes dipositivos móveis, modelos muito fáceis de adaptar, sistemas de organização de bases de dados e estatísticas sobre os envios muito completas.
Erro habitual #6: Eleição de assuntos e remetentes inadequados
Os assuntos são uma das escolhas mais delicadas de todas as campanhas de email marketing. São a porta de entrada do conteúdo do correio e devem cumprir uma série de requisitos:
- Comprimento: o espaço para ler o assunto é limitado, sendo que por normal não se devem ultrapassar os 50-60 caracteres. Caso contrário, o servidor de correio poderá cortá-lo.
- Conteúdo: existem palavras e símbolos-chave que os filtros detetam e que multiplicam a probabilidade de o email ir parar ao spam: sexo, grátis, abuso de exclamações ou maiúsculas… Tente não utilizar este tipo de palavras se não quer que o seu domínio acabe nas listas negras de correio eletrónico de spam.
- Remetente: não é apenas o assunto que tem influência; utilizar um nome ou correio de remetente conhecido, próximo e/ou humano também pode transmitir a confiança que procuramos.
- Curioso: um assunto que gere perguntas e curiosidade oferece melhores resultados do que um que responda às perguntas ou seja aborrecido.
Para além da eleição do melhor assunto possível recomendamos incluir um “preview text” interessante. Trata-se de um texto que aparece logo a seguir ao assunto.
Erro habitual #7: Falta de análise e observação
Ignorar as estatísticas e não comprovar a eficácia de cada campanha de email marketing que envia é outro erro muito comum. Tal como no primeiro ponto deste artigo falámos de planear e organizar objetivos, neste último recomendamos analisar se essas expetativas estão a ser, ou não, cumpridas com os envios. No que é que nos devemos concentrar? Cada negócio eletrónico deve marcar os seus próprios objetivos e fatores mensuráveis, mas existem alguns comuns: taxa de abertura dos emails, taxa de correios eletrónicos que já não são utilizados, cliques nos links ou compras diretas através do canal. Resumidamente, se deseja demarcar-se da concorrência e obter resultados positivos deverá ter em conta todos estes erros tão repetidos e começar a investir adequadamente o seu tempo e orçamento em estratégias de email marketing corretas e eficientes.